top of page

MIP | da ideia ao produto

Um método prático para o desenvolvimento de novos produtos, para quem não é designer.

mip-como-criar-produto

Uma vez ouvi alguém dizer “é errando que se aprende”, foi exatamente isso que aconteceu, meus erros felizmente aos poucos foram corrigidos, conforme eu percebia que para desenvolver um novo produto eram necessárias mais informações. Dados que não apenas ajudariam no projeto, mas nas estratégias de como posicionar este produto no mercado, como também dados referentes ao tão famoso “chão de fábrica”.

Com o passar do tempo apliquei em meus projetos algumas novas etapas, que contemplava aspectos principalmente mercadológicos, um olhar não apenas para o produto em si, mas o ecossistema que ele está inserido.

Outro aspecto muito relevante, onde acontecem muitos retrabalhos ou até mesmo erros irreversíveis de projetos, é a falta de uma análise industrial detalhada, projeta-se um produto sem conhecer as disponibilidades e limitações industriais, como também as limitações técnicas de processos, dificultando e encarecendo o processo produtivo, inviabilizando todo o projeto.

O método projetual de Bernd Lobach, é sem dúvidas minha maior referência para projeto de produto. Com base neste método e minha experiência atuando como designer de produto, desenvolvi uma nova proposta, que contempla uma vasta análise sobre as questões mercadológicas, indústrias e de projeto.

Esta nova proposta me trouxe muito mais segurança ao projetar e lançar um produto, tenho confiança que possuo um caminho claro, e se eu realizar todas as pesquisas e análises propostas de forma correta, terei um novo produto altamente competitivo para lançar ao mercado.

O Método MIP tem este nome, pois, ele foi dividido em 3 grandes fases: MERCADO, INDÚSTRIA e PROJETO, já ilustrando o passo a passo a ser seguido.​​​​​​​​

analise-de-mercado-para-desenvolver-novos-produtos

Tudo começa pelo MERCADO, para que se possa definir já nas primeiras etapas desta fase, se a ideia é viável ou não, antes de perder tempo. Como também, compreender quais são as ações mercadológicas da concorrência quanto a estratégia de linha de produtos e política de preços, por exemplo, evitando cair em armadilhas.  Ao analisar primeiramente o mercado, terá informações fundamentais que seguiram sendo analisadas nas demais fases e suas etapas em praticamente todo o método.

analise-da-industria-para-desenvolver-novos-produtos

A INDÚSTRIA vem em segundo lugar, pois somente com as informações coletadas na fase de mercado, é que conseguimos analisar com precisão as disponibilidades e limitações, que a indústria que irá produzir o novo produto pode oferecer, sendo possível prever adaptações ou até mesmo uma reestruturação de processos, para obter um produto realmente competitivo no mercado.

projeto-de-design-de-produto

O PROJETO é a terceira e última grande fase. Notou que ao chegar nesta fase, se todas as anteriores tiverem sido devidamente executadas e registradas, você terá em mãos de forma clara e detalhada, praticamente um manual de como projetar o novo produto, com praticamente todas as diretrizes e caminhos que devem ser seguidos nesta fase. Diferente do que muitos pensam, a ideia não cai do céu, ela vem de toda essa bagagem de informações.

​​​​​​​​Um método projetual bem organizado garante que as necessidades e os desejos dos clientes sejam levados em consideração e atendidos. É possível projetar produtos que atendam e superem as expectativas dos clientes por meio de análises cuidadosas e validação com o usuário. Além de melhorar a satisfação do cliente, isso fortalece a reputação da indústria e aumenta a competitividade no mercado.

Você pode aprender comigo, tudo sobre o Método MIP, cada fase e cada etapa, para que você possa desenvolver produtos inovadores para sua empresa, mesmo sem ser designer, por meio de uma mentoria individual, online, apenas eu você. Clique abaixo e saiba mais.

mentoria para desenvolvimento de novos produtos

Mentoria

[ Sessões online ]

Aprenda a desenvolver produtos inovadores para a sua indústria por meio de uma Mentoria.

Bem vindo ao Método MIP!

VANTAGENS AO APLICAR O MÉTODO MIP

01.

Possibilidade de desenvolver novos produtos para sua indústria, mesmo sem ser designer.

02.

Cada uma das

3 fases possui etapas de fácil compreensão e aplicação, que

guiam o projeto.

03.

Foco em estratégias de mercado, potencializando a viabilidade do novo produto.

04.

Análise detalhada dos recursos e limitações de produção que possam interferir no projeto.

05.

Conheça e aplique técnicas e ferramentas utilizada por designer para projetar produtos.

bottom of page